Vereador retira projeto que previa abrigos para cachorros em PG
Jorge da Farmácia (PDT) quer instalação de abrigos para animais de ruas nos terminais de ônibus da cidade
Publicado: 15/06/2016, 17:08

O vereador Jorge da Farmácia (PDT) retirou da discussão o projeto de lei 179/2016 que previa a instalação de abrigos para cães abandonados nos terminais de ônibus do município. A medida seria debatida em primeira discussão hoje (15) no Legislativo Municipal e tinha um parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR). Jorge ressaltou que vai “melhorar o texto” da iniciativa para que o projeto volte a tramitar.
Jorge explicou que pretende se reunir com a Comissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para melhorar a redação do projeto e torna-lo constitucional. “Vamos nos reunir nos próximos dias para debater o texto e melhorar a redação. Acredito que o projeto é relevante e só precisa ser ajustado”, comentou o vereador. A iniciativa gerou polêmica nas redes sociais.
Proposta
A proposta de Jorge obrigaria a Prefeitura de Ponta Grossa a instalar casinhas para cachorros nos terminais de ônibus de Ponta Grossa. O projeto de lei 179/2016 propõe que o município instale ao menos três casinhas em cada terminal de ônibus. Iniciativas semelhantes já foram implantadas em cidades como Piraquara e Curitiba.
Na justificativa do projeto, Jorge lembra que o grande número de cães de ruas soltos nos terminais chama a atenção dos usuários do transporte público. "O projeto visa determinar ao poder público mais cuidado com estes animais trazendo para a comunidade uma lição de solidariedade", explica o texto.